Antropologia do Esporte: novas abordagens na prática etnográfica no campo dos esportes2019-05-31T12:40:24+00:00

Antropologia do Esporte: novas abordagens na prática etnográfica
no campo dos esportes 
 Coordenadores: 
SIMONI LAHUD GUEDES
LUIZ HENRIQUE DE TOLEDO
 

Este fórum pretende desdobrar os debates que ocorreram, com grande sucesso, em encontros anteriores da ABA (22ª e 23ª RBAs, IV e V RAMs) e da ANPOCS.Nossa proposta, para esta reunião, acompanhando o adensamento teórico dos debates estabelecidos neste campo e a forma como algumas das questões mais instituintes da antropologia têm aí repercutido, é discutir a produção acadêmica mais recente em antropologia do esporte. Buscamos chamar atenção para a ampliação do enfoque etnográfico e analítico em torno das apropriações simbólicas circunscritas ao conjunto das práticas sociais denominadas de esportificadas. Nesse sentido, em primeiro lugar, serão privilegiadas as comunicações que problematizem as noções de “esporte” e “esportificação”, noções em geral reificadas em outras searas acadêmicas. No interior desta questão, estará em discussão o ethos competitivo das sociedades modernas no domínio do entretenimento e da sociabilidade, enfatizando-se os novos padrões e configurações sociais que ampliam a esfera esportiva para outras experimentações sociais. O diálogo com a antropologia das sociedades complexas e com a antropologia urbana será aqui esperado. Saiba mais sobre antropologia urbana significado.

Buscamos, em segundo lugar, discutir, através das análises etnográficas empreendidas sobre as práticas esportivas, os novos usos sociais do corpo, enfocando especialmente análises situadas na subárea da antropologia do corpo e da saúde. Sob esta ótica, estarão em foco diversos domínios das atividades nas sociedades contemporâneas que, a partir de determinados investimentos simbólicos sobre o corpo, demarcam e apontam para as múltiplas representações na confluência entre práticas esportivas e os processos sociais mais abrangentes.

Finalmente, buscaremos acolher reflexões acerca de projetos comparativos em torno do fenômeno esportivo. Nesta perspectiva, ao diálogo com as subáreas proposto acima, acrescentar-se-á, inclusive, uma maior aproximação com a etnologia, propiciando uma ampliação do olhar. Para mais informações, você pode sempre contatar la revista de antropologia – USP.

Estruturação do Fórum
Serão realizados três encontros nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2004, das 8:30 às 12:30 horas. 
Serão admitidas até 24 comunicações, sendo apresentadas até oito por encontro. 
Considerando 20 minutos para cada apresentação, será preservado o tempo fundamental para os debates, levados a bom termo por pesquisadores convidados de reconhecida produção intelectual na área, repetindo a organização de grande rentabilidade dos encontros anteriores. Além disso, manteremos a prática de solicitar antecipadamente aos participantes o texto completo da comunicação (entre 8 e 12 páginas), encaminhando-os com antecedência aos debatedores de cada sessão. Esta prática tem propiciado melhor qualidade nos debates e também a possibilidade de socialização dos textos do fórum.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO
Deverão ser enviados aos coordenadores do encontro DOIS RESUMOS (um de 900 caracteres e outro de até 5000 caracteres, resumo expandido), para  seleção das propostas, ambos contendo as seguintes informações: 
AUTOR ou AUTORES, 
TITULAÇÃO, 
FILIAÇÃO INSTITUCIONAL, 
ENDEREÇO POSTAL, 
TELEFONE 
EMAIL
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO.
1. RESUMO de até 900 caracteres.
2. RESUMO ampliado de até 5000 caracteres

PRAZOS
Os dois resumos de cada autor serão recebidos nos endereços eletrônicos dos coordenadores até o dia 20 de janeiro de 2004. A composição do grupo será comunicada até 30 de janeiro de 2004.